Olavo Bilac (voz), Pascoal Simões (teclas), Ruy Martins (metais), Pedro Cunha (bateria), Artur Santos (baixo) e Pedro Almeida (guitarra) são os protagonistas de uma música que passa pela fusão de vários estilos, mas que segue uma linha de composição que identifica o som do grupo. Os ingredientes mais fortes desta música que tem por base o rock, são o soul e o funky. Um som muito próprio que é valorizado pela voz, e pela forma de cantar, de Olavo Bilac.
A história de Santos & Pecadores remonta 1987 e começou a escrever-se numa garagem de Cascais. Desde então registaram-se várias mudanças no grupo que, ao longo dos anos, foi procurando uma música com identidade própria. O ano de 1992 foi decisivo para a banda. Com a entrada do guitarrista Pedro Almeida ficou completa a formação que se mantém até hoje e que conta com dois dos fundadores: Olavo Bilac e Pascoal Simões. Em 1993, Olavo Bilac é convidado para integrar no projecto Resistência, que se tornou num dos maiores sucessos da música portuguesa. Neste mesmo ano os Santos & Pecadores assinam contrato com a BMG. A banda decide cortar radicalmente com o passado, repensar o estilo e abandonar as músicas que tinham composto. Há apenas uma excepção à regra : salva-se o tema Não Voltarei a Ser Fiel, que se tornou um dos grandes êxitos do grupo.
Em 1995 é editado Onde Estás?, o primeiro disco dos Santos & Pecadores. O álbum foi gravado nos estúdios 1 Só Céu, dos , e tem a produção de Fernando Cunha, as letras são também de sua autoria assim como de Miguel Ângelo. Este disco conta ainda com a participação de Rui Fadigas, , Catarina Furtado que participa no tema Nada Mudou, e Olavo Bilac (pai) que participa num dueto em Fruto Proibido.
- Participam no álbum de homenagem a António Variações, com o tema Perdi a Memória.
- Contribuíram com Onde Estás? e Nada Mudou para o disco Primeira História de Amor, uma colectânea inserida na campanha Todos Diferentes, Todos Iguais.
- Não Voltarei a Ser Fiel, um dos êxitos do grupo, foi incluido na colectânea EMI Nº1 no Natal de 1995.
- Reedição do álbum Onde Estás? incluindo 2 novas versões do tema Superstar (versões eléctrica e acústica), produzidas por Mário Barreiros, Março de 1996.
Em Novembro de 1996 os Santos & Pecadores regressam com o seu segundo disco de originais Love? revelando que os muitos kilómetros de estrada, que já percorreram, e os inúmeros concertos que deram nos últimos dois anos, se traduziram num grande amadurecimento, amadurecimento esse que veio consolidar a sonoridade que a banda havia revelado no seu álbum de estreia.
Com Love?, os Santos & Pecadores deram um passo importantíssimo, afirmando-se, incontestávelmente, como uma das bandas portuguesas mais promissoras e importantes, na área do Pop/Rock. Ouvindo temas como Quando Se Perde Alguém, logo somos envolvidos por uma textura sonora e requintada, em que a voz rouca de Olavo Bilac desenha uma melodia preciosa e bela com Satisfaz-me. Destaques, ainda para Memória, com letra da autoria de Pedro Ayres Magalhães, Love? que é o tema que dá título ao álbum e, principalmente para a última faixa do disco. Momento Final (primeiro single). Love? teve a produção a cargo de Carlos Maria Trindade (Madredeus). Na mesa de mistura contou com Jonathan Miller como Engenheiro de Som. Em Abril de 1997 obtiveram o Duplo Galardão de Disco de Ouro para ambos os discos já editados. No final de 1997, surgiu a recompensa para os fans de Santos & Pecadores: o álbum ao vivo. Gravado no Paradise Garage ao longo de três concertos consecutivos Tu permite sentir a energia e emoção de um concerto dos Santos & Pecadores, imortalizando momentos inesquecíveis destas apresentações ao vivo. Em 1998, para além dos inúmeros concertos dados por todo o país, os Santos & Pecadores iniciaram o processo de composição, pré-produção e gravação do seu novo álbum. O álbum Voar, com produção de Mário Barreiros é editado em Maio de 1999 com temas como, "Fala-me de Amor
Name Vars
- Santos E Pecadores
- Santos e Pecadores
Members
- Olavo Bilac
- Pedro Cunha
- Pascoal Simões
- Artur Santos